segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Recuperação

Passei as duas primeiras semanas na cama e no sofá. Ficar muito tempo sentada doía o umbigo, então procurei não forçar. Essa foto tirei no segundo dia após a cirurgia, a barriga estava muito redonda, muito inchada. Essas bandagens só seriam removidas no consultório e a enfermeira disse que eu tinha que lavar muito bem com água e sabão, e passar merthiolate.

Alguns dias depois tive um sangramento que não sei se só sangrou, se foi mesmo menstruação, pois foi pouco e o principal: não senti dor, não cheguei nem a sentir o útero como sempre sentia.

Fiquei com medo, pois dizem que a endometriose volta exatamente por causa do sangramento, mandei email para a clínica me disseram que não tinha problema nenhum. Fiz muitas pesquisas na internet e vi que provavelmente o médico irá me passar uma medicação que vai me fazer parar de menstruar por vários meses e aí sim vou tentar engravidar.

Vi várias histórias, depoimentos, casos diferentes no e-family. Na maioria a endo tinha voltado, muitas tinham tentado engravidar e não tinha conseguido. Entrei numa fase de medo e desânimo muito grande.

Também com esse sangramento, senti muita dor pra evacuar, dores intensas igual eu sentia quando estava com a endometriose, e depois do sangramento não tive mais esssas dores.

Na segunda dia 29 fui tirar os pontos. DUAS HORAS DE ESPERA no consultório! Não aguentava mais, e ficar sentada doía, as vezes dava umas pontadas nos cortes.

O Dr Arnaldo me recebeu muito bem humorado, uma médica tirou os pontos, os cortes estão muito bonitinhos, apesar de na foto estarem com curativo, dá pra ver:




Não vou colocar o umbigo nessa fase porque ele estava muito muito feio, bem vermelho, com casquinha, parecendo um forévis, então abafa o caso hahahahaha.

Logo após tirar os pontos ele olhou, perguntou como foi a recuperação, falei que estava bem que tinha sentido dores no intestino. Ele perguntou se as dores continuavam, como eu disse que não ele disse que então tava tudo bem, eu podia ter vida normal, voltar ao trabalho, andar, fazer tudo, inclusive começar as tentativas para engravidar.


Me entregou o laudo da cirurgia, eu tinha as duas trompas obstruídas, os focos de endometriose foram resseccionados (eu pensei que isso queria dizer "cauterizar", mas depois descobri na internet que ressecção é remoção de tecido!!!!)

Eu achei que ele iria passar remédios, falar alguma coisa sobre não poder menstruar, mas ele disse que é vida normal, como se nada tivesse acontecido, não sei se ele é confiante demais, ou se ele é melhor que todos os médicos que operam as mulheres e depois a endo volta. Realmente ele me disse antes da cirurgia que quando ele opera, a endo não volta. Na internet ainda não conheci nenhuma mulher que tenha operado com ele, já conheci várias que fizeram fertilização na clínica dele, quase todas saem altamente satisfeitas. Bom, então tá, meu otimismo aumentou, minhas esperanças aumentaram, ainda assim to seguindo dietas alternativas anti-endometriose sem carne e laticínios, pouco açúcar e comidas industrializadas, geléia real, maca peruana e mais as vitaminas que o médico já tinha receitado.

Esse "durex" na foto é um curativo de corticóide que serve para manter o corte abafado e com isso reduzindo a aparência da cicatriz. Também uso uma pomada para prevenir quelóides que chama Contractubex.

No dia seguinte voltei ao trabalho e não tava muito em condições de andar e ficar sentada por muito tempo, mas fazer o que. Comentei com algumas colegas de trabalho e descobri que algumas também fizeram videolaparoscopia por causa de apendicite. E vou te dizer uma coisa, to percebendo que o custo dessa cirurgia particular valeu cada centavo, pois elas tinham cicatrizes de corte até no umbigo (pra que? se o umbigo já é uma cicatriz, ainda metem um corte visível nele!) e as cicatrizes eram super salientes, feias, uma delas tinha um corte do tamanho do umbigo acima do umbigo, super exposto!

Realmente a equipe do Dr Arnaldo é muito caprichosa. Dia 28/10 tenho retorno pós cirúrgico.

Quase 3 semanas após a cirurgia, quando olho pra minha barriga quase não encontro as cicatrizes





E meu umbigo está novo em folha como se ele nunca tivesse sido aberto.

Ainda assim, sinto pontadas na minha bexiga, na parte superior, provavelmente onde foi feita a ressecção. Também percebi que minha frequência de urinar reduziu consideravelmente, eu parecia uma grávida tendo que fazer xixi toda hora. Acho que a endo irritava minha bexiga.

Ainda tenho o cuidado de não ficar me abaixando, nem carregando peso, nem andando demais, nem pulando do ônibus, até Deus ta me ajudando arranjando sempre lugar pra sentar no transporte coletivo hahaha acho que finalmente a vida tá começando a conspirar a meu favor <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário