domingo, 12 de julho de 2015

E o tratamento? Por que você não faz FIV?

Sempre me perguntam isso. Mas você não vai no médico? Por que você não faz FIV? Etc...

Claro que sentar e esperar as coisas acontecerem sem ir à luta não resolve. Mas muitas das pessoas que fazem essas perguntas acham que é só fazer uma consulta num médico bom, só fazer uma FIV e voilá: resultados garantidos, como se fosse a cura de uma gripe.

Depois que fiz a consulta de retorno da videolaparoscopia em outubro/2014 nunca mais voltei em médico.

- Primeiro porque achei que minha vida estava resolvida e iria engravidar em poucos meses.
- Segundo porque fiquei muito decepcionada por não ter conseguido em poucos meses e mergulhei de cabeça no trabalho.
- Terceiro porque meu médico fica em SP, me mudei pro interior, minha situação financeira mudou consideravelmente pra um nível mais difícil, então acabei deixando pra depois.
- Quarto porque mesmo mergulhada no trabalho, achei que ainda em mais alguns meses iria conseguir engravidar e tive uma ponta de esperança.
- E por último porque fiquei tão de saco cheio que resolvi desistir e empenhar minhas energias no que me dá resultados visíveis.

Mas eu sei o que tem me levado a me boicotar tantos os tratamentos em todos esses anos: a teimosia de achar que se todo mundo recebe de graça, dentro de casa, e sem pedir pra ninguém, eu também acho que me sinto nesse direito. E por mais que isso é ser cabeça dura pois estamos numa geração em que os tratamentos tão aí pra ajudar a vida das pessoas, me sinto imensamente ofendida com Deus, com o universo, com a natureza ou sei lá comm que de não ter me dado a capacidade de conceber naturalmente.

E o principal: Uma vez li o livro Maternidade Tardia que me assustou muito quanto sobre os efeitos da carga hormonal que o corpo recebe durante os tratamentos de clínicas de fertilidade. E como já sou meio adepta de tratamentos naturais, já fiz muitas pesquisas no http://natural-fertility-info.com/ e etc. Vou começar acupuntura também.

Pra se ter um exemplo, eu aos 32 anos, com o rosto cheio de espinhas... sempre escuto "por que você não toma roacutan?". Gente vocês já viram quão forte é aquela droga? E os efeitos colaterais? Vocês viram que se toma uma vez só e ele faz efeito pro resto da vida? O que será que fica agindo no corpo pra sempre que não possa fazer mal ou dar um câncer lá na frente? Posso perder tudo nessa vida que eu corro atrás, menos o meu corpo, quero tratá-lo com a dignidade que merece.

Até mesmo nem tudo é FIV, pra quem tem endometriose, pesquisei que eles receitam um tal de Allurene, Gestinol, sei lá... que suspende a menstruação. Mas algumas pesquisas indicam que esse remédio na verdade tem efeito pró estrogênio, e é o estrogênio que causa mais endometriose. Ou seja, a pessoa acha que está se curando, mas está se envenenando. Mas os médicos ainda continuam receitando. E pra não dizerem que estou impressionada com bobagens que andei lendo na internet, são realmente pesquisas científicas, e qualquer pessoa que entrar num grupo de Facebook sobre endometriose irá conhecer muitas mulheres que tomaram Allurene e descobriram-se com endometriose novamente, mesmo estando há 1 ou  2 anos sem menstruar desde a videolaparoscopia.

Não pensem que sou igual aquele povo que age como parto natural x cesárea, que condena quem escolheu a opção "mais fácil" e mais "médica". Afinal sei que nenhuma é fácil, e quem chega a decidir uma FIV já está muito machucado e chateado. Pode até ser que um dia eu resolva fazer, não descarto 100%. Mas acho que ainda sou nova pra poder tentar de outras maneiras.

Também não é por isso que não voltei ao médico, tive uns problemas pra contratar convênio e ainda não estão resolvidos. Não sou xiita...rsrs

Hoje li um texto muito bem escrito em com ótimos exemplos de uma pessoa que tomou a mesma decisão que eu, só que com a diferença de que ela conseguiu engravidar, então já tem prova de que há outros caminhos mais saudáveis, respeitando os limites do corpo mesmo que demande um pouco mais de paciência de disciplina. Nesse texto existe até uns links para a história de uma atriz brasileira que quase morreu por se submeter a 7 FIVs em 2 anos (e não engravidou, coitada). Tenho certeza que todo casal infértil já se pegou pensando: puxa se eu tivesse muito dinheiro faria todas as FIVs possíveis até conseguir.... deve ter sido o que ela quis fazer.

Segue o link: http://endometrioma.blogspot.com.br/2013/05/o-livro-da-vida.html

4 comentários:

  1. Ariana, qualquer tratamento com medicamentos exige cuidados. Por isso, a escolha do médico em algo como a FIV é essencial. Quando a minha primeira não deu certo, conversei muito com a minha médica e ela me explicou porque não tinha dado certo. Minha irmã, que é Doutoria em Biologia, reafirmou tudo o que ela explicou. Isso me deixou segura e continuei com ela. Na segunda, engravidei.

    Acho que, também, que os limites do nosso corpo devem ser respeitados: não somos máquinas e cada organismo reage de formas diferentes.

    Por isso, reitero, é muito importante a escolha do médico.

    Quanto à medicina alternativa, já vi meninas com hemorragias porque tomaram chás para "limpar" o útero. Isso é tão perigoso quanto se automedicar.

    Acho que acupuntura é muito legal! Fui a uma única sessão antes da segunda FIV e não consegui voltar por falta de tempo (as sessões eram em uma cidade vizinha), mas adorei!

    Insisto: o mais importante nisso tudo é você se sentir feliz. Que dê um tempo para colocar o psicológico no lugar, para procurar um médico em que confie ou para decidir por novos sonhos.

    Só você sabe o quanto doi. So você conhece seus limites.

    Tenho certeza que fará as melhores escolhas para si, pela sua felicidade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Passei pelo teu blog e decidi deixar te um beijinho cheio de boas energias.
    Vai tudo dar certo
    Beijinho :)
    --------------------------------------------------------------
    https://onossosonho.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Achei ótimo esse seu post, ele informa principalmente o que muita mulher que deseja engravidar nunca para para pensar... Essa carga hormonal acredito pode resultar sim em coisas nada boas no futuro, uma das razões que não me empolguei em tentar fiv.

    ResponderExcluir
  4. Também tenho mutacao em C677T heterozigoto. Já fiz quatro ciclos. Além da baixa reserva parece q essa mutacao acarreta falhas cromossomicas. Tenho 32 anos também e dois blastocistos com anomalias complexas detectadas em pgd. Estas falhas tendem a gerar aborto pre-clinico, ou seja, antes de haver detectacao de hcg. Nunca vi uma segunda listra rosa e sinto que esta esta sendo a fase mais difícil é minha vida. Pensei em muitas dificuldades pelas quais eu poderia passar... mas esta, certamente, nunca havia passado pela minha cabeça. Também estou esgotada emocionalmente e começo a me identificar com seu amargor e revolta. Sinta-se abraçada e tentemos unir pensamentos com boas energias para q encontremos paz.... :(

    ResponderExcluir